GD debate a representação da mulher na mídia

O debate contou com a participação especial de Lola, do blog "Escreva Lola, Escreva"

Representação midiática da mulher é discutida na SeCom
O grupo de discussão Mulher e Mídia trouxe o feminismo como pauta para SeCom, abordando o histórico do tema e sua repercussão na mídia atual. A discussão ocorreu no Audiovisual A do Curso de Comunicação Social e foi conduzido pelas alunas de Jornalismo Gabriela Alencar, Beatriz Ribeiro, Daniele Melo e Amanda Alboíno.

As articuladoras do debate levantaram a questão de como o machismo prejudica a mulher na atualidade. Para Amanda, algumas pessoas inclusive afirmam que o feminismo “obriga a mulher a ser uma super mulher", tendo que cuidar da casa, do marido, dos filhos, e ainda trabalhar e estudar. “A mídia contribui muito na sustentação dessa submissão da mulher”, destacou a estudante de Jornalismo, Eduarda Talicy.

Publicidades de cerveja, utensílios de limpeza e artigos de lar foram os principais vídeos apontados e analisados durante a reunião. Além disso, foi destacado a função do humor no reforço de estereótipos.

O debate contou com a participação especial da blogueira Lola, que apresentou diversos vídeos e estimulou o debate. “A gente não quer uma separação. A gente quer uma faixa onde possamos caminhar todos juntos”, comentou sobre o papel do movimento feminista.

Jonas Viana e Felipe Martins,
alunos de Jornalismo da UFC

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar