Minicurso: Audiovisual e outros processos comunicacionais na periferia de São Paulo: discussões sobre ativismos políticos em arte
Elisa Rodrigues Dassoler
Udesc
Quarta-feira, 31 de outubro, sala de Audiovisual A 
14h às 18h

Apresentar e debater o movimento audiovisual, dentre outros processos comunicacionais, da atual cena artística e cultural da periferia sul de São Paulo, no sentido de refletir sobre as formas de organização dos agentes culturais envolvidos, suas estratégias e intencionalidades, assim como o modo pelo qual se apropriam de técnicas e tecnologias da informação e comunicação para a construção de suas poéticas e territorialidades pautadas na solidariedade e participação cidadã. Discussões sobre as relações tecidas entre ‘cultura política’ e ‘políticas culturais’ no Brasil, e sobre a força do lugar no atual estágio da globalização, objetivam contribuir no debate acerca da emergência de indivíduos e coletivos ativistas em arte nas periferias das metrópoles brasileiras.
O minicurso, que terá quatro horas de duração, será construído de forma interativa, no intuito de privilegiar espaços de diálogo e intercâmbio de saberes entre os participantes. Ao longo da tarde serão exibidos ora trechos, ora produções audiovisuais completas, referentes aos processos comunicacionais em discussão.

Introdução a edição e tratamento de imagem com Adobe Photoshop
Itlao Anderson Lopes Pinheiro Clarindo
Estácio
Quarta-feira, 31 de outubro e Quinta-feira, 1º de novembro, Laboratório de Informática
14h às 18h


A ideia dessa oficina é apresentar as ferramentas do programa Adobe Photoshop e ensinar técnicas básicas de edição e tratamento de imagem.
1. Introdução a imagem digital - irei falar sobre os diferentes tipos de imagens para que se entenda com o que se está trabalhando.
2. Introdução ao Photoshop - Nesse momento, irei apresentar o programa e suas ferramentas, mostarndo algumas possibilidades e deixando-os familiarizados com o programa
3. Introdução ao Tratamento de Imagem
4. Retoques na Imagem
5. Exercícios para fixação e prática em tratamentos e edição de imagem.
Laboratório de informática com o programa Adobe Photoshop instalado (de preferência versão superior a cs4)


Animação 2D
Tatiana Lourenço Moreira
UFC
Quarta-feira, 31 de outubro, sala de Audiovisual C
9h às 13h


Serão 4 horas de mini-curso presencial e outras 4 horas a distância, totalizando 8 horas. A proposta é dar vida as cenas mais bizarras da sua imaginação. Seus desenhos podem sim ganhar vida. Brincar de ser um deus, controlar tudo como quiser, essa é a principal proposta do desenho animado. O foco do curso será a técnica 2d em que os instrumentos mágicos são papéis e lápis. Não precisa saber desenhar, basta ter paciência e criatividade, e estas são características que não faltam nos estudantes de comunicação. Após a finalização do encontro, os participantes levarão para casa os seus desenhos para digitalizar. Assim que feito, deverão colocar as imagens em sequência em software adaptado a isso. Logo, como em magia, verão tudo o que desenharam com vida, confirmando a proposta da oficina de torná-los deuses. Caso não possa digitalizar ou editar em programa, compartilhar com a oficineira para auxílio.
O método será atrelar teoria a prática. Metade do momento do encontro será de explicação e de envolvimento dos participantes com os meios e técnicas de animação, sua história e evolução. Em seguida partimos para a prática, cada um terá direito de criar seu próprio mundo, história e personagens em 2d.
Roteiro da oficina:
-História e técnicas de Animação
-Vídeos de exemplo e inspiração
-Criação de roteiro
-Story board
-Produção da animação
-Conclusão do trabalho será feita em casa.
-Duas resmas de papel ofício, no mínimo, será gasto muito papel, quantidade indefinita.
-Caixa de lápis de cor e canetas coloridas.
-Material audiovisual.

Cinefotografia documental
Gabriel Aguiar de Andrade
UFC
Terça-feira, 30 de outubro e Quinta-feira, 1º de novembro, sala de Audiovisual C
14h às 18h


Nos últimos cincos anos o uso de equipamentos fotográficos para realização de produtos audiovisuais (documentários, filmes ficcionais, VT's, clipes, etc) vem consolidando-se como um campo de mercado e de discussão teórico-reflexiva.
O barateamento de custo proporcionado pelas câmeras DSLR criou uma nova "fatia de mercado" no campo do audiovisual. A oficina pretende discutir aspectos teóricos da linguagem audiovisual, com ênfase em uma perspectiva documental que contrasta com os rumos do mercado publicitário local.
A ideia consiste em articular reflexões teóricas a partir da prática de realização audiovisual que temos tidos nos últimos anos.
Apresentação de conceitos através de exposição oral, trechos de filmes, curtas e ensaios fotográficos. Manuseio de equipamentos audiovisuais e prática de realização. (A depender do número de inscritos na oficina).

Compartilhar