Produções Audiovisuais

29 de outubro de 2012 – Audiovisual A – 10h


Coordenação: Professor Marcelo Dídimo


Nina e Nino

Tatiana Lourenço Moreira
Universidade Federal do Ceará

Nina e Nino é um curta animado com a técnica stop motion, possui 02 minutos e 40 segundos. Foi realizada em 2010 com apoio do NUCA - Núcleo de Cinema de Animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará. Sinopse do filme: Nina é uma garota vaidosa que adora dançar em frente ao espelho do seu quarto. Nino é o seu irmão e acha sua coreografia bizarra. Isso faz com que ela se desanime. Porém, Nino não tem a intenção de magoá-la e procura uma forma de se desculpar e de fazê-la dançar alegremente como antes.


DUVIDOSAMENTE

Paulo Sérgio Batista de Almeida Filho, Demetrius Abreu de Lima, Maria Lidiana Osmundo
Universidade Federal do Ceará

DUVIDOSAMENTE é um video interativo, produzido pelos alunos Paulo Filho, Demetrius Abreu e Lidiana Osmundo para a disciplina de Produção Audiovisual do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. O vídeo conta a história de Carla, uma mente duvidosa que questiona e suspeita de tudo a sua volta. O vídeo coloca o interator na posição de Carla, dando a opção de escolha e julgamento para si, podendo chegar a quatro finais distintos. O vídeo tem fins acadêmicos, portanto não visa nenhum tipo de lucro e a trilha sonora não é de autoria de nenhum dos criadores e está devidamente creditada nos vídeos de encerramento.

A CAVERNA DIGITAL


TEREZINHA FERNANDES DE OLIVEIRA, ARTHUR BASTOS, LEONARDO DE CARVALHO MARTINS, RAFAEL SOLER
Universidade Federal do Ceará


O vídeo "Caverna Digital" discute epistemologia e cibercultura. A partir de “O Mito da Caverna”, texto clássico de Platão, analisamos as transformações promovidas pela mídia que alteram nossa percepção de realidade a cada clique. A produção audiovisual traz animações para discutir a questão, além de entrevistas com professores da Universidade Federal do Ceará e uma gravação com o pesquisador da Universidade da Bahia, André Lemos. A cibercultura traz não só a possibilidade de ampliar a leitura, mas a de criar novos conhecimentos, novos produtos. Ela permite que o usuário escreva e compartilhe opiniões de forma generalizada, criando nichos. Outra análise feita no vídeo é a imersão na teia tecnológica. O Homem agora vive o momento intrínseco com o mundo conectado. Os primeiros teóricos diziam que o ciberespaço seria um mundo paralelo em que era necessário se plugar para estar nele. Um desses estudiosos era William Gibson, em Neuromancer. Hoje essa percepção mudou. Presenciamos um rápido avanço tecnológico como extensão do homem. Trazemos ainda a discussão da cultura e da tecnologia. Usamos como base ideias defendidas por Marshall McLuhan e pelo professor André Lemos. Outro conceito que discutimos é o papel do hacker enquanto disseminador de conhecimento.

Cacique Pequena

Nathanael Lopes Filgueiras, Amanda Araújo Frota, Larissa Sousa Silva
Universidade Federal do Ceará

Programa Avulso de Vídeo/TV. 
O trabalho apresenta uma entrevista em formato audiovisual realizada para o “Conexões”, um programa do Petv (Grupo de Estudos e Práticas em Telejornalismo). A entrevistada é a Maria de Lourdes da Conceição Alves, mais conhecida como Dona Pequena,a primeira mulher a se tornar cacique no Brasil. A equipe foi até a Lagoa Encantada, no município de Aquiraz, a 50 km de Fortaleza,  realizar uma visita à tribo Jenipapo Kanindé e conhecer  essa grande personalidade. Durante a entrevista, Dona Pequena contou como foi escolhida para liderar a tribo, em 1995. Falou sobre sua maior inspiração para administrar os povos de sua etnia, a importância e valorização do Índio no Brasil e a sucessão do seu cargo. Além disso, contou como funciona o seu dia a dia na tribo, depois de se aposentar. (Essas declarações não foram incluídas ao vídeo final). A maior dificuldade encontrada pela equipe foi a captação de áudio, visto que todo o material foi adquirido através de mídias móveis. O produto final tem aproximadamente 4 minutos de duração. 

Produções Editoriais/Transdisciplinares e Produções Jornalísticas

29 de outubro de 2012 – Audiovisual B – 9h

História em Quadrinhos - Ligação em: os Direitos Humanos

Nathanael Lopes Filgueiras, Amanda Matos Feitosa de Souza, Juliana Braga Celestino, Davi Silva Macedo e Marcos Leandro.
Universidade Federal do Ceará

O projeto Ver Pra Crer (realizado pela Liga Experimental de Comunicação) tem, como um de seus principais objetivos, trabalhar com a temática de direitos humanos realizando ações nas mais diversas áreas sósias, trabalhando com os mais diversos públicos sempre abordando a temática já citada. O subprojeto ou ação em questão nessa pauta é a produção de Quadrinhos pro Ensino Fundamental. Essa ação buscou, por meio de uma linguagem dinâmica e de fácil compreensão, promover os conceitos de cidadania e direitos humanos, se utilizando da linguagem dos quadrinhos, como um meio de propagação e disseminação dessas ideias, produzindo, também, material infantil acerca dessa temática junto aos alunos da rede municipal do Estado do Ceará, a fim de que o produto possa cativar o publico infantil, com uma linguagem própria dessas crianças. A História em Quadrinhos que serviu como modelo para as crianças tratou os direitos naturais do ser humano de uma forma leve e lúdica para que a idéia pudesse ser apreendida pelos alunos.

Revista Collection

Yohanna Lara Barros Pinheiro
Universidade Federal do Ceará

Projeto editorial de uma revista cultural elaborada para a disciplina de Planejamento Gráfico.

PETv - Conexões
Programa Laboratorial de Telejornalismo

Thais Brito Mendonça, Amanda Araújo, Ana Lídia Coutinho, Ari Areia, Bárbara Danthéias, Bruna Luyza, Camila Magalhães, Chloé Leurquin, Clarissa Augusto, Débora Lopes, Diego Sombra, Fá Babini, Fernanda Valéria, Isabele Câmara, João Vítor Cavalcanti, Jully Lourenço, Kel Lima, Larissa Sousa, Lívia Priscilla, Nathanael Filgueiras, Nut Pereira, Rachel Gomes, Rosana Taynara, Saulo Lucas, Tamara Lopes,Vandecy Dourado e William Santos
Universidade Federal do Ceará

O curso de Comunicação Social na UFC possuía uma estrutura curricular que pouco enfatizava atividades voltadas para a produção em TV. Constatada a carência em práticas de TV no curso até o ano 2010, o PETCom (Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social) criou o projeto PETv para suprir esta necessidade dos alunos. O foco se volta para a utilização de mídias móveis, uma solução para a indisponibilidade de equipamentos e uma forma de acompanhar a nova tendência midiática. Após realizar diversos edições de telejornais com título “PETv”, a equipe que compõe o projeto resolveu modificar o nome do programa, que passou a se chamar “Conexões”. 
O novo e atual formato do telejornal conta com aproximadamente 30 membros que se dividem em editorias, como Cidade, Cultura, Esportes, Entrevista, UFC, etc, sendo rotativa a composição desses núcleos. O “Conexões” é veiculado na WEB, por isso trata-se de uma Webtv e é divulgado nos canais (blog, fanpage, canal no Youtube) do PETv.  
A proposta do “Conexões” é agrupada ao objetivo do Petv, onde permanecem as principais metas: Promover a autonomia dos estudantes no processo de produção audiovisual, Possibilitar um espaço de experimentação aos estudantes; Discutir possibilidades narrativas em um diálogo entre mercado de trabalho, profissionais de audiovisual e experiências alternativas na comunicação televisiva; Estabelecer o contato dos estudantes com novas mídias de produção audiovisual e divulgar a produção televisiva dos alunos do curso.






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