Desde a década de 70, o marketing intervencionista aparece como proposta alternativa de publicidade
Publicidade de guerrilha como proposta de intervenção |
Comunicar de uma maneira diferenciada e captar a atenção do público de forma eficiente e impactante não é uma tarefa fácil. Por isso, algumas empresas remodelaram suas estratégias de marketing em busca de maior visibilidade e melhor posicionamento de mercado.
Uma das táticas utilizadas é a intervenção urbana, também chamada de “marketing de guerrilha”, termo criado pelo norte-americano Jay Conrad Levinson na década de 70, quando a publicidade causava desconfiança no consumidor em relação à oferta de produtos. Para ele, o marketing de guerrilha seria um método diferente por se utilizar de meios e ações inusitadas a fim de alcançar o resultado almejado.
Avanço tecnológio e "bombaredeio" midiático
Desde as últimas décadas, a população tem sido bombardeada de propagandas por todos os lados. Com a evolução da tecnologia, as mídias se multiplicaram de tal maneira que é praticamente impossível uma pessoa passar um dia sem receber alguma influência publicitária, mesmo que, às vezes, não tenha a plena consciência.
Avanço tecnológio e "bombaredeio" midiático
Desde as últimas décadas, a população tem sido bombardeada de propagandas por todos os lados. Com a evolução da tecnologia, as mídias se multiplicaram de tal maneira que é praticamente impossível uma pessoa passar um dia sem receber alguma influência publicitária, mesmo que, às vezes, não tenha a plena consciência.
Depois, também, da grande demanda de revistas e jornais, era preciso criar uma nova mídia que trouxesse formas inovadoras de se comunicar. A função do marketing de guerrilha é a de fazer a propaganda se destacar de uma forma inusitada em uma mídia não convencional para não passar despercebida. Geralmente, essas propagandas são feitas nas ruas, com baixo custo econômico e alto poder de atração e impacto.
Menor custo com maiores resultados
Muitas empresas têm optado pelo marketing de guerrilha para fazer a publicidade da sua marca porque, além de ter um custo menor, é o que tem gerado resultados surpreendentemente melhores. Isso tem acontecido pois, atualmente, a população, não mais apenas das classes A e B, recebe muitas informações por vários meios de comunicação, promovendo uma propaganda que foge dos meios tradicionais e gera novas maneiras de interagir com o consumidor, provocando um efeito bem mais atrativo na visão das pessoas e, consequentemente, gerando mais resultados satisfatórios.
A intervenção urbana, composta por diversas ferramentas que mudam de acordo com o tempo, o espaço e também com os recursos e as intenções dos anunciantes, é uma alternativa criativa, interativa e que promove uma mídia espontânea entre os receptores. Esse modo inovador de fazer propaganda pode ter fins lucrativos ou ser utilizada somente com o propósito para promover a conscientização social, por exemplo, como também pode servir para fortalecer uma causa, fazer uma campanha mais eficaz e mudar completamente a paisagem urbana.
Menor custo com maiores resultados
Muitas empresas têm optado pelo marketing de guerrilha para fazer a publicidade da sua marca porque, além de ter um custo menor, é o que tem gerado resultados surpreendentemente melhores. Isso tem acontecido pois, atualmente, a população, não mais apenas das classes A e B, recebe muitas informações por vários meios de comunicação, promovendo uma propaganda que foge dos meios tradicionais e gera novas maneiras de interagir com o consumidor, provocando um efeito bem mais atrativo na visão das pessoas e, consequentemente, gerando mais resultados satisfatórios.
A intervenção urbana, composta por diversas ferramentas que mudam de acordo com o tempo, o espaço e também com os recursos e as intenções dos anunciantes, é uma alternativa criativa, interativa e que promove uma mídia espontânea entre os receptores. Esse modo inovador de fazer propaganda pode ter fins lucrativos ou ser utilizada somente com o propósito para promover a conscientização social, por exemplo, como também pode servir para fortalecer uma causa, fazer uma campanha mais eficaz e mudar completamente a paisagem urbana.
Assim, o marketing de guerrilha é tido como um novo tipo de publicidade que se faz cada vez mais presente nas ruas da maior parte do mundo, e é considerado como uma mídia que garante mais destaque pra alguma marca ou causa social, justamente por fugir da tradição.
Ousadia
O marketing de guerrilha gera uma repercussão muito ampla devido à sua ousadia. Hoje em dia, existem muitas possibilidades para expor um negócio, principalmente com a ascensão da internet e das redes sociais. Com isso, a empresa e/ou produto pode ser curtido ou compartilhado, porém é importante que a marca seja lembrada e apresente um diferencial, cujo marketing de guerrilha pode proporcionar, pois tudo que é inovador chama mais a atenção das pessoas.
Exemplos de marketing intervencionista, utilizando os espaços públicos para promover uma ideia ou produto |
O marketing de guerrilha gera uma repercussão muito ampla devido à sua ousadia. Hoje em dia, existem muitas possibilidades para expor um negócio, principalmente com a ascensão da internet e das redes sociais. Com isso, a empresa e/ou produto pode ser curtido ou compartilhado, porém é importante que a marca seja lembrada e apresente um diferencial, cujo marketing de guerrilha pode proporcionar, pois tudo que é inovador chama mais a atenção das pessoas.
No entanto, esse tipo de marketing deve ser devidamente bem planejado e ser realizado com cautela, porque se for algo que invada muito o espaço urbano, pode incomodar as pessoas que se utilizam daquele espaço em sua rotina e então “o tiro sai pela culatra”. Um exemplo disso é o caso da Mattel, empresa que fabrica a Barbie, que pintou uma rua inteira de cor-de-rosa para promover a boneca.
Logicamente, essa ação não obteve êxito, porque os moradores sentiram como se o seu espaço estivesse sido invadido, e isso causou irritação. Do contrário, se for feito de uma maneira inteligente e criativa, é um ótimo modo de fazer marketing/publicidade, pois atinge o público alvo, promove mais interação, causa impacto e gera o famoso e desejado boca-a-boca. Alguns exemplos disso são:
Paula Lopes, Priscilla Pinheiro e Ana Paula Oliveria,
alunas de Publicidade e Propaganda da UFC
alunas de Publicidade e Propaganda da UFC
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