Professora Mônica Nunes avalia o comportamento de jovens na cena urbana atual

Professora doutora Mônica Nunes, fala sobre os jovens cosplays e a influência midiática. (Foto: Gustavo Sampaio)

No fim da tarde de hoje (29), ocorreu a palestra da professora doutora Mônica Rebecca Ferrari Nunes sobre os jovens na cena urbana, cosplay, memória e paisagem midiática. Sua pesquisa é baseada em jovens que praticam o cosplay, termo utilizado para designar quem se caracteriza como algum personagem, por exemplo, de desenhos, animes, bandas, mangás e games. Para a acadêmica, é importante recuperar o histórico de visibilidade dos jovens, para entender as questões da atualidade que permeiam o seu cotidiano. "A sociedade reivindicou um novo jeito de consumo, que pode ser percebido quando levamos em conta, o estilo de vida dos jovens tempos atrás", afirmou.


A pesquisadora apresentou alguns pontos de sua pesquisa, formado por relatos de jovens que explicam o porquê da prática. Para muitos deles, praticar o cosplay é um estilo de vida. Há uma identificação muito grande, por parte dos garotos e garotas, devido à relação de sentimentos estabelecidas com o enredo dos animes e a personalidade de cada um, principalmente a partir do momento em que a mídia começou a agregar em seus produtos valores emotivos. Hoje, há uma nova forma do público lidar com ela, gerando uma aproximação.


O movimento cosplay se insere na cena urbana atual, pois envolve moda, música e um comportamento que pode ser denominado de teatralidade pública. Mônica fala que a cultura jovem dialoga com o espaço urbano e a mídia contribui muito para que isso aconteça. Segundo Mônica, a adolescência não é mais vista somente como um estágio para a vida adulta. "Os jovens são peças importantes para a sociedade e a mídia gera grande influência, já que as escolhas de muitos deles fazem referência ao modo de consumo de cada um", comentou. No geral, a pesquisadora mostrou que esse universo promove a prática da sociabilidade e é um novo olhar sobre os jovens.

Ana Paula Oliveira
Aluna do 1º semestre de Publicidade e Propaganda da UFC

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar