Alunos dos cursos de Publicidade e Jornalismo apresentam trabalhos produzidos durante todo o semestre.

Integrantes do PETv apresentam sua produção audiovisual.
Na manhã desta segunda-feira deu-se início à Semana de Comunicação, começando com a apresentação de trabalhos práticos audiovisuais. Na sessão coordenada pelo professor Marcelo Dídimo, foram apresentados dois trabalhos, dentre eles, uma reportagem produzida pelos integrantes do PETv, projeto do Programa de Ensino Tutorial do curso de Comunicação.

A matéria, apresentada pelos estudantes Amanda Araújo, Larissa Sousa e Nathanael Filgueiras, mostrou um pouco da vida da índia Pequena, a primeira mulher cacique do Brasil. Segundo Amanda, a ideia de falar sobre a cacique surgiu em uma reunião do PET com o objetivo de inovar quanto à temática das reportagens, já que, anteriormente, as entrevistas eram focadas no campo da Comunicação. O grupo relatou como funciona a produção de um vídeo, desde a pesquisa sobre a entrevistada, passando pelo horário da entrevista, deslocamento, sugestão de imagens, edição e problemas técnicos, até a conclusão.

Houve um foco maior em relação aos aspectos da reportagem, como os softwares utilizados, a sincronização da imagem com o áudio e a dificuldade de selecionar conteúdos para formar o vídeo, tendo em vista o número muito grande de imagens capturadas e o pouco tempo de duração que ele deve conter. No momento final, houve um pequeno debate sobre como o espaço influi diretamente na produção de um vídeo, em geral. O professor Marcelo citou que é preciso ponderar as imagens e o áudio para não acabar "privilegiando" um dos dois, e assim, obter um resultado positivo para o trabalho.

O segundo trabalho apresentado foi o da estudante do quinto semestre de Publicidade, Tatiana Lourenço. Ela abordou as produções audiovisuais em stop motion, técnica de animação produzida foto por foto que, em conjunto, formam o vídeo. Foram apresentados duas produções, dentre elas, "Nina e Nino" que, apesar de ter pouco mais de dois minutos, demorou cerca de três meses para ser finalizada. O vídeo foi resultado de um curso ofertado pela Casa Amarela e foi premiado no "Festival da Memória Cearense".

A outra chama-se "Vida em bicos", curta em 2D que relata a história de um pássaro retirante. É constituído por desenhos e, de acordo com a jovem, foi mais simples de se produzir em relação à primeira. A apresentação chamou bastante a atenção dos ouvintes devido ao trabalho árduo e delicado que é a produção de vídeos desse contexto. Tatiana pensa, em um futuro próximo, criar um site para divulgar os trabalhos de animadores cearenses. Ela enxerga a Semana de Comunicação como um espaço muito bom onde se pode trocar experiências e expor ideias.

Ana Paula Oliveira,
aluna do 1º semestre de Publicidade e Propaganda

Um comentário:

  1. Queria ter ficado pra ver as observações do professor Marcelo Dídimo sobre os dois trabalhos. Acredito que tenha sido de muito aprendizado tanto pros meninos do PETv quanto pra Tati.

    ResponderExcluir

Compartilhar